Do Luto a Luta

do luto a lutaDocumentário de Everaldo Morcazel, muito bom trazendo uma abordagem do início com o depoimento dos pais, que falam deste o descobrimento até os seus dias de hoje.

Trazendo todos os desafios e desejos dos portadores da síndrome de down.

Muito bom, para todos nós que possuímos filhos, para quem cuida e para quem deve conhecer esses mundo.

Circuito das Praias Etapa Peruibe – A superação

IMG_5301 (1)Se uma corrida vai ficar marcada para mim será esta, como a corrida da superação.

Diferente da última corrida que cheguei despreparado, desmotivado, nesta corrida estava totalmente o oposto, tinha treinando, tinha cumprido a planilha que o professor Marcelo Avelar, dos Corredores da Zona Norte me passou.

E mesmo ainda acima do peso, o último treino foi muito bom, com resultados que me deixaram muito animado.

Mas um novo componente iria entrar em ação.

Como estava tranquilo resolvi entrar na sessão resultados no site do organizador, para ver os tempos e resultados do pessoal do ano passado, nunca tinha tido essa curiosidade antes.

De cara vi o resultado do Marcelo Avelar que ganhou os 5km de 2015, e fui para o pessoal da minha categoria e vi que os tempos da galera.

Aquilo me deu uma nova motivação, a competição!

Fiquei analisando e me sentido o profissional: “Se fizer cada km e 6 minutos termino em 30 minutos e ainda fico entre os 20 primeiros, de acordo com esses resultados!”.

Não importava o quantos tinha na minha categoria, mas seria ficar entre os primeiros! Isso me deu uma força de vontade a mais para correr, nem a areia um terreno que nunca corri antes era problema.

Chegamos eu e minha esposa para corrida.

A corrida foi muito legal, o fato de estar na praia em contato com a natureza traz um ingrediente a mais para corrida.

colocação1Terminei a corrida em 29:16! Minha colocação 21º de 30 competidores da minha categoria.

Meu tempo bem abaixo do estava fazendo depois da cirurgia!

Durante a corrida, ao invés de pensamentos como: “Não vai conseguir!”, o mantra dessa fez na minha cabeça era outro:

Primeiro dos professores, dos Corredores da Zona Norte dizendo: ” Olha a postura, acerta a passada, joga o tronco para frente, alonga a passada!”

E quando me senti cansado ouvia o professor Marcelo Avelar dizendo:

“Vamo bora, vai Gui” ‘Boa!”

Sabe quando você chega na corrida você não sabe quem é da sua categoria ou não, mas o fato de estar competindo foi muito bom.

Agora tenho mais força e vontade para treinar mais ainda!

 

 

TOC – “Você é medroso!”

Nunca uma frase fez tanto efeito em minha vida como está dita pela psicologa durante uma sessão: “Você na verdade é medroso!”.

O contexto não era este, mas na minha mente ficou assim!

Fiquei uma semana remoendo isso, “Você é medroso!”.

Como assim!

Eu sou um lider, não sou medroso eu vou vencer esse TOC!

Já faz, mais de 6 meses de tratamento, tomando remédio e agora eu que sou o medroso!?

Aquilo disparou o gatilho, para lutar contra o TOC de frente, não desafiando-o, mas vencendo-o.

Parando com os rituais, aumentando a percepção de que dar certou ou errado faz parte da vida, problemas são comuns.

E que o mais importante é que os problemas, vem para aprendermos a vence-los para enfretar outros problemas.

E que temos de aprender com o passado, viver no presente e ter esperan

TOC a correr

A corrida não é a cura de todos os seus males, mas pode ser de grande parte.

Quem corre sabe, que é muito bom correr, faz muito bem a saúde e acaba viciando.

Agora, image correr tendo TOC!

As passadas se tornam um problemas, pois tem de pular linhas, tem de terminar com o braço direito na frente junto com a perna esquerda, entre outras.

Mas é um momento de você com você mesmo, onde você pode acabar tropeçando e caindo por causa disso, você pode bater em alguém, etc.

E a corrida é fator estimulante e acaba te levando, no meu caso, a uma reflexão profunda e todos os bons efeitos  internos da corrida acabam motivando a me livrar do TOC.

Falo que correr tem sido de muito valor para o tratamento do TOC, pois me estimular a

“Teve mãe que abandonou o filho, eu não”, diz pai de bebê com microcefalia

http://tvuol.uol.com.br/video/teve-mae-que-abandonou-o-filho-eu-nao-diz-pai-de-bebe-com-microcefalia-0402CC1A3566DCB95326

Quero dividir com todos esta matéria de hoje do site uol, onde mostra o abandono familiar e também a luta dos pais para darem um melhores condições para seus filhos com estão nascendo com microcefalia.http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/02/17/quando-soube-da-microcefalia-gravida-de-18-anos-foi-abandonada-pelo-marido.htm

Histórias reais que também acontecem com que tem um filho especial, de alguns abandonarem por causa de preconceitos, por causa do trabalho que vai ter ou de possíveis despesas.

E ainda, a garra, o amor dos pais para lutarem para darem melhores condições de vida aos seus filhos.

Histórias reais, como a sua e a minha.

 

 

Só a Emprego com Empresas

Vagas-300x199Em momentos como o que estamos vivendo hoje no Brasil de inflação subindo, moeda fraca, diminuição da arrecadação, dificuldades nas empresas e por consequência desemprego.

O melhor caminho é deixar o dinheiro com as empresas, ou seja, diminuir a carga tributária e simplifica-la principalmente para as empresas nacionais grandes, médias e pequenas.

Pois nas empresas o que custa muito não é a matéria prima, pois esta de algumas forma o empresário consegue dar uma solução, porém quando o custo dos impostos diretos e indiretos pesam e não tem o que fazer para acomoda-los no preço ou na economia da empresa.

Nenhum empresário gosto de demitir, ele só demite em dois casos, incompetência ou baixo movimento.

Deve-se sim reduzir impostos sociais, impostos sobre a compra e venda, pois assim as empresas ganharam poder para manter empregos, vender ao mesmo preço e ainda poderão contratar mais.

Só há empregos com empresas, quando se quer manter empregos deve-se recorrer as empresas e a elas ajudar, não existe outra formula.

Só existem empregos com empresas!


RESPOSTA CARTA ABERTA AO BRASIL

Caro, MARK MANSON, li sua carta carta aberta ao Brasil em seu site http://markmanson.net/brazil_pt, que ficou famosa entre nós pois a empreendora e escritora Bel Pesce, fez sua leitura e publicou.

Você só escreveu verdades.

Tudo o que ele falou já foi dito por mim, por inúmeras personalidades do mundo empresarial, jornalistico, etc.

Não trouxe nenhuma novidade.

O direito de se expressar é livre, assim como a resposta.

Sei que tem muita gente compartilhando e dizendo que é tudo verdade, etc.

Sabemos que hoje vivemos um intenso período no Brasil, onde o país esta passando a limpo toda a sua história recente.

Sabemos que muitos de nós gosta muito  do “jeitinho brasileiro” para tudo.

Mas não podemos tornar isso uma guerra entre nações.

Pois, na história recente da FIFA um senhor francês disse que o Brasil merecia um chute no traseiro e poucos meses depois este mesmo senhor francês esta sendo acusado do maior esquema de venda de ingressos no mundo.

Ainda, senhores americanos, suíços também estão sendo acusados de corrupção, inclusive sendo presos.

Inúmeros países da Europa, inclusive o próprio EUA, passaram por momentos de corrupção e caça a eles assim como hoje ocorre aqui.

E naquele momento de quem era a culpa? Do próprio povo.

Mas quem espiona o mundo, quem tem prisão em Guantánamo?

Vamos deixar isso de lado pois o papel de mostrar somente os erros cabe a você meu caro e não a mim.

Ora temos pouco mais de 500 anos de história que estamos construindo e mesmo com todos os nossos erros somos a sétima economia do mundo.

Somos uns dos maiores produtores agrícolas e só não somos mais pois as vezes sofremos embargos econômicos.

Mas assim como você a pergunta por que estamos sempre ferrados, já me foi feita por europeus e americanos, mas eles próprios perguntando de si e não de nós.

Venha para o Brasil e veja também a nossa grandeza de povo e venha construir e não ser mais um da turma do amendoim que ganha fama falando mal e depois vendendo algo aqui.

Campanha da Fraternidade 2016

cfInicia hoje a Campanha da Fraternidade 2016, com foco no saneamento básico,desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos os cidadãos.

Trata-se esse ano inclusive de uma campanha ecumênica, envolvendo as Igrejas Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA).

Compõem a Comissão da CFE2016 o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), a Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil.

Também tem o apoio da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina.

.O tema vai ao encontro do Conselho Mundial das Igrejas com o Papa Francisco, que em sua encíclica Laudato Si, chama a atenção ao modelo de desenvolvimento que tem afetado tanto a vida das pessoas em especial a dos mais pobres.

A campanha destaque que apesar do desenvolvimento no país mais de 100 milhões de brasileiro não tem o saneamento básico, tendo assim o país um grave problema na distribuição de água, coleta de esgoto e coleta de lixo ainda é um grave problema no país.

Fonte: site CNBB: www.cnbb.com.br

 

Quem é mais perigoso: mosquito ou o homem?

mosquitoTodo esse problema envolvendo o tal mosquito aedes, tem mostrado toda a falta de compromisso do brasileiro com o próprio brasileiro.

Já temos esse problema com esse mosquito há mais de 15 anos e sempre temos esses picos de contaminação se assim podemos dizer.

Hoje além, da dengue, traz também a zica e a chikungunya.

Um absurdo em tempos tão modernos onde a informação é rápida e todos sabem como evitar o tal mosquito.

Mas como podemos vence-lo se não nos importamos com em combate-lo e podemos terceirizar o problema para o vizinho.

Por isso quem é mais perigoso o mosquito ou o homem/mulher que não faz nada?

Sim, pois não acumular lixo, não acumular água é uma tarefa fácil ou não?

Por que inúmeras pessoas não o fazem? Por que querem ter dengue?

Agora com a Zica e seus tristes efeitos sobre as mulheres grávidas, ouve uma tomada de consciência expressa e todos estão preocupados e tomando as devidas medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Um pouco tarde.

Mas somente assim, para todos nós acordamos e parar de por a culpa nos setores públicos, pois a culpa é nossa.

Nós brasileiros damos demonstrações claras de nossa total falta de compromisso com o Brasil, quando não fazemos a nossa parte no combate ao mosquito.

E se não conseguimos combater um mosquito vamos conseguir combater a corrupção?

O que mais pode nos matar é a nossa falta de compromisso, de seriedade em tratar as coisas comuns e isso fica inicia com um mosquito e depois contamina toda a sociedade.

Vamos mudar esse jogo.

O que se aprende na corrida

Hoje percebo que a corrida foi uma das melhores escolhas da minha vida.

Sempre gostei muito de praticar esporte, pratiquei primeiro judô, depois natação e tênis (estes dois na R White da Unidade Voluntários, faz tempo!).

Depois na faculdade parei tudo, só retornando a pratica constante do esporte depois de um problema de saúde.

Mas os benefícios da pratica esportiva, em especial da corrida, estão aí, perda de peso, ganho de qualidade de vida, disposição, motivação e todos os ganhos são para toda a vida.

Mas a corrida não trouxe benefícios para o corpo, trouxe também para mente e para o meu comportamento.

Quando iniciamos a pratica da corrida começamos a desenvolver algo que muitas vezes fica esquecido em nossas vidas que se chama ter OBJETIVO/META.

Sim, ao correr qual o seu objetivo/meta? Perder peso, ganhar uma prova, se divertir, acompanhar os amigos, etc.

Estabelecemos assim um objetivo/meta, que usualmente esquecemos no nosso dia-a-dia.

Muitas vezes trabalhamos por trabalhar, sem pensar onde queremos, simplesmente no automático.

Ter objetivo é ter sonhos também!

Mas como iremos chegar lá? Em quanto tempo?

Precisamos de PLANEJAMENTO.

Iremos ingressar em uma equipe de corrida, assessoria esportiva, fazer nosso plano de treino, iremos nos inscrever em provas de rua, quantos dias da semana iremos treinar, etc.

Quantas vezes não planejamos nada, simplesmente vamos atras e quebramos a cara!

A falta de planejamento faz com que erremos muito, faz com que desistamos no meio do caminho.

Depois, você aprende o que é FOCO!

Sim, depois de traçado o seu objetivo, você quer alcança-lo, para isso você “focar” nele, até alcançar.

Para isso, você irá abrir mão de algumas coisas prazerosas, irá treinar, treinar, treinar, irá alinhar seu tempo com tempo da sua família, com o tempo do seu trabalho, vai mudar a sua vida.

Quantas e quantas vezes, quando temos algo para fazer deixamos de lado, pois não queremos fazer algo que nos tira da zona de conforto?

Quantas vezes perdemos o foco, pois não sabemos onde queremos chegar!

Aprendemos assim o que é DETERMINAÇÃO!

Em nossa vida, tudo depende 100% de nós, não temos como terceirizar nossas conquistas, nosso trabalho, nosso fracassos, temos sempre de estar em ação para conseguir algo.

Mas inúmeras vezes tentamos a todo custo terceirizar tudo inclusive a nossa culpa e nosso trabalho.

Para ter melhores resultados na empresa, necessito do meu empenho.

Para ser um melhor, pai, irmão, filho, marido, depende do meu empenho.

Parta ter melhores resultados na corrida, depende do meu empenho.

Tudo depende de mim.

E o que tem a corrida a ver com tudo isso.

Diferente dos alguns esportes, a corrida só depende de você.

O que você precisa para correr: Tênis, Calção, uma rua ou uma esteira?

O que mais, um horário? Aquele que for melhor para você!

Mas você pode ter tudo isso e não correr.

Então você precisa de você mesmo!

Percebeu que qualquer hora server, qualquer lugar, não há margem para desculpas.

Só depende de você, e talvez essa seja a grande mudança, você se comprometer com você e vencer você mesmo.

E quando eu desisto de treinar, eu estou desistindo de mim mesmo!

Estou desistindo da minha saúde, do meu trabalho, da minha família.

Veja uma corrida de manhã ou no final do dia, pode ser um dos maiores desafios da sua vida, que você superando você irá vencer aquela reunião difícil, ou outro desafio pessoal.

Não é só a corrida, é tudo o que ela significa.

Quando estou treinando e bate o cansaço, e quero parar eu penso logo: “Se você parar é o mesmo que eu parar o tratamento do TOC!” quando não quero ir por preguiça penso logo: “Você não indo é a mesmo coisa que não ir trabalhar!”

Pode em um momento parecer exagero, mas não é.

É um compromisso que inicia com sua saúde, pois sem saúde você não é nada e depois vai se conectando com tudo o mais da sua vida.

Quantas vezes não deixamos projetos pela metade, deixamos de nos encontrar com amigos, ou de fazer um programa diferente com a família, por causa da preguiça, de criar empecilhos, de criar problemas onde não existem, por não termos determinação para fazer isso.

Com a pratica do esporte,no meu caso a corrida, isso foi uma forma de destravar tudo isso.

Nunca desistir é um pensamento melhor do que todos os outros que em faziam desistir.

Nunca DESISTA!

E aprendemos o que é a VITÓRIA!

Chegar no seu objetivo pessoal é uma vitória  e o sabor dela somente quem alcança sabe como é!

Não importa o objetivo, grande, pequeno, fácil ou difícil o importante é alcança-lo!