ESPECIAL

ESPECIALO que é ser especial?

Uso muito no dia a dia, sou pai de um menina especial, quando quero dizer que ela tem síndrome de Down.

Percebo que quando uso a palavra especial as pessoas no geral recebem com muito carinho a informação pois sabem por traz do especial, tem algo muito maior.

Mas percebo que o especial é utilizado em todas as necessidades e deficiências que as pessoas possuem.

Passei a perceber que crianças e adultos, com alguma deficiência ou necessidade especial, é comum chamarmos de especial.

Assim, tomo a liberdade também de incluir aqui as crianças e adultos que durante a vida por algum motivo ou fator interno(genético) ou externo(acidentes), se tornam especiais.

Sim, uso assim o especial para aquela pessoa, criança ou adulto, que tem alguma deficiência, intelectual, motora, visão, audição, de fala, etc, que tem a superação como motivo da sua vida.

E o termo especial, acredito também é uma evolução da humanidade, pois reflete no comportamento, nas atitudes e nas leis, uma vez que antigamente usavamos os termos retardado, aleijado, e até que não eram queridos por Deus, e não havia leis para os proteger.

Agora usamos, anjos,especiais, escolhidos por Deus e recebidos por diversos projetos socais, educacionais e por leis de inclusão e de respeito.

Assim, para mim, especial são todas essas pessoas, crianças e adultos que tem uma marca de superação na sua vida, uma vez que nasceram com esta condição ou que adquiriram esta condição.

Mas para ser especial, também não precisa ter uma condição ou ter uma deficiência.

Pais, mães, irmãos e irmãs, a família, médicos, amigos, todos os envolvidos também se tornam especiais, pois tem de juntos superar a dificuldade do outro, apoiando, buscando, amparando, consolando, buscando nossos remédios, terapias, curas, etc.

Ser especial é estar repleto desse AMOR, em sua vida.

Traduzido no sorriso de quem tem a dificuldade, no amor gratuito, na solidariedade, no respeito, na busca incansável independente ter ou não uma necessidade.

Voltamos ao sentimento AMOR, que faz ter forças para lutar, superar, sorrir e agradecer.

Ser especial é ter AMOR.

E todos nós podemos ser especial, basta aprender e SER.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *