Você está treinando, cumprindo a sua planilha para aquela prova ou simplesmente correndo, se divertindo e junto estão diversas pessoas caminhando ou brincando com seus cachorros e fazendo o mesmo que você aproveitando o dia e a vida.
Mas também podem estar ali cachorros que são abandonos, maltratados ou simplesmente o que chamamos de cães de rua.
Já tomei muito susto correndo e passando bem ao lado de um cachorro que derrepente late ou faz qualquer movimento de ameça para você. Passei e passo muito medo quando entro em um trecho sozinho e quando vejo estou sozinho eu e um cachorro sem dono, sem coleira, e fico pensando e agora?
Pensando nisso passei a escrever esse texto, pois inúmeras vezes não só quem corre ou caminha na rua sofre isso, pois o cachorro pode entender que estou ameaçando seu território ou seu dono, por defesa de seus filhotes, sua comida ou simplesmente por que sou um desconhecido e estou passando correndo por ele, por esses e outros fatores ele pode atacar.
Não, nunca aconteceu isso comigo e nunca vi ninguém relatar isso.
Mas o que fazer?
Busquei informação pois isso muito me interessa e assim fui ao google pesquisar e encontrei diversos sites falando sobre isso:
ttp://pt.wikihow.com/Lidar-com-o-Ataque-de-um-Cachorro
http://idmedpet.com.br/bem-estar/ataques-caninos-saiba-qual-e-a-melhor-forma-de-proceder.html
E posso fazer um breve resumo, mas você deve pesquisar sobre o assunto também:
1 – ) Nunca entrar em pânico;
2 – ) Caso um cachorro se aproxime com agressividade fique para com os braços ao longo do corpo, nesse caso não corra e nem gesticule contra, pois ele pode entender que está sendo atacado;
3 – ) Não encare o cachorro e tente distraí-lo jogando algo para ele pegar;
Agora e se ele te atacar:
1 – ) Com voz de comando mande ele parar e ir embora;
2 – ) Na luta tente acertar a cabeça ou a garganta dele para ele ficar desorientado e você fugir, use o peso do seu corpo sobre ele ao seu favor;
3 – ) Proteja, rosto, garganta e peito.
E se foi atacado mesmo um mordida, lave bem com água e sabão e procure um médico imediatamente.
Um parque, uma rua sem cães não tem graça e o melhor amigo do homem e todos os animais devem sempre ser tratado com muito respeito e amor.
Assim, uma bom convivência em espaços comuns é fundamental e a informação é uma grande aliada.
Boa corrida.